sábado, março 19, 2011

A banza e Artur Paredes

Importância: Alta
Amigo Manel
Já sabia e parabéns. Preste atenção ao que lhe vou dizer: o Artur Paredes disse-me uma vez que a construção de uma guitarra é empírica e nunca se sabe o que dali vai saír. "E olhe amigo Frias,a melhor guitarra que se venha a construír,ainda vai ser com madeira de caixotes de sabão,nunca se sabe."O Paredes tinha razão.Ele tinha um gavetão de um guarda vestidos cheio de tudo para fazer algumas 6 guitarras e não as mandava fazer,porque já tinha feito todo o género de experiências.
As melhores guitarras em qualidade de som que eu conheci, não eram guitarras mas requintas,que são guitarras mais pequenas e de caixa estreita. Claro que o som não era forte,mas era muito bonito,o que não acontece nas guitarras de hoje. E porquê?Não era por serem mais pequenas mas suponho eu, que era do tampo da frente não ser em spruce,mas sim em pinho(suponho eu). Naquele tempo não havia luxos e aplicava-se o que havia. O spruce é um mata borrão ao som.É uma madeira muito mole e absorve o "bem bom" do som que é a qualidade. A minha 1ª banza (há 50 anos) era uma menina de 800$00 nova, mas comprei-a por 400 em 2ªs núpcias.Era de caixa larga e o tampo era de pinho( suponho,mas não era spruce de certeza).Tinha um som lindo de fazer ressuscitar os mortos. O Octávio tocou uma vez nela e ficou encantado com o som. Vendi-a estúpidamente.
Resumindo e concluíndo: porque não faz a próxima com um tampo em pinho?Fica aqui a deixa.Vá por mim.Isto é como os medicamentos:"se mal não faz,toma-se,pois se fizer bem,tudo bem,se não fizer nada que se lixe. Ela há-de tocar de certeza.
Abraços.Diga se a vai fazer ou não.Fico a aguardar.
Frias Gonçalves.

2 comentários:

Manel disse...

Amigo Frias,

O Octávio gostou da guitarra.
Eu esperava um pouco mais dela, confesso. Mas considero-a uma boa guitarra.

Mas o mais interessante é que o barramento harmónico não tem mesmo nada a ver com o usual. Filtra umas frequências que o Paulo Soares diz que são para ele precisas, mas para a maneira de tocar do Octávio é bom.
Nas mãos do Octávio Sérgio ela canta bem.
E agora entender as guitarras?! Elas são como as mulheres, só pode!

Registo o que afirmou sobre as guitarras requintas. Pode perguntar ao Octávio sobre o que eu lhe disse para o meu próximo trabalho de construção.

Abraço
manel

Manel disse...

Amigo Frias,

Agora regressado da Alemanha, onde tive uma boa jornada de trabalho.

Não concordo com a frase que ouviu de Artur paredes: "o Artur Paredes disse-me uma vez que a construção de uma guitarra é empírica e nunca se sabe o que dali vai saír".

É verdade que não se sabe o que vai sair da construção de uma guitarra, mas empirismo a 100% não é, a meu ver, verdade de todo.

Eu sabia, em parte, o que ela ia dar antes de a construir, só não sabia como responderia em determinadas gamas, pois se pode préviamente construir uma guitarra mais tipo "lata", ou de voz "cava" como esta que o Octávio tocou, que até se deu às boas na mão dele, segundo ele afirmou.

Por exemplo para o Paulo Soares, ele pediu algo mais que ela não deu, porque não se pode dar tudo, ela está num outro registo.
Para melhorar a coisa, só mudar uma caracterítica importante é uma boa regra quando a manta é curta,pois como tudo na vida.

Assim é, também, com a nossa guitarra.

Abraço
manel